• Merida Investimentos

IMPOSTO DE RENDA NOS INVESTIMENTOS

Bom dia amigos investidores!!!


🔍Imposto de renda nos investimentos Os investimentos em geral estão sujeitos ao pagamento de imposto de renda, principalmente quando temos lucro na aplicação, porém as alíquotas podem variar bastante de acordo com cada tipo de investimento e/ou prazo de aplicação, existindo algumas inclusive que são isentas. . Então, seguem alguns tipos de tributação de imposto de renda para termos uma noção mais prática:

📌Alíquota fixa: Alguns tipos de investimento possuem uma alíquota fixa, que será abatida dos lucros independentemente do prazo de aplicação ou valor resgatado, como é o caso de fundos imobiliários, onde há sempre incidência de 20% no lucro da venda das cotas.



📉Alíquota regressiva: Ocorre em muitos investimentos de renda fixa. Nesta dinâmica, quanto mais tempo deixamos o dinheiro aplicado, menos vamos pagar de IR na hora do saque. Alguns exemplos que são tributados dessa forma são CDBs, títulos do tesouro nacional, Debêntures, COEs e previdências privadas que adotam esse modelo (é possível escolher na previdência entre tabela regressiva e progressiv). 📈Alíquota progressiva Aumenta de acordo com o aumento do montante resgatado. Alguns fundos de previdência adotam este modelo onde, ao final do plano, quanto maior o valor da renda mensal que o investidor quer receber, maior a alíquota do imposto de renda a ser pago. Em ações também pode-se dizer que há um comportamento similar, pois vendas de cotas, mesmo com lucro, abaixo de R$20.000 por mês, são isentas, porém, acima desse valor sofrem um desconto de 15% de IR. 👻Isentas Algumas aplicações são isentas de IR em qualquer circunstância, como LCIs, LCAs, CRIs, CRAs e debêntures incentivadas e outras podem ser isentas em determinadas circunstâncias, como o caso das ações, citado acima. 🤷🏻‍♂️Conclusão Devemos sempre entender melhor a respeito de como o IR vai impactar o investimento que queremos fazer, pois em muitos casos, o desconto pode ser muito significativo e fazer com que uma rentabilidade bruta aparentemente boa se torne muito ruim após a dedução do imposto.


#finanças #finançaspessoais #rendafıxa #meridainvestimentos

1 visualização

+55 (19) 994353559 / +55 (19) 98333-2688

©2020 por Merida Investimentos.