• Merida Investimentos

RESERVA DE EMERGÊNCIA

Bom dia amigos investidores!!!! A reserva de emergência (ou colchão financeiro) deve ser o primeiro objetivo de qualquer planejamento financeiro, antes de sequer pensar em qualquer investimento voltado a risco e rentabilidade, como ações, por exemplo. Ela é aquele montante para imprevistos ou oportunidades e precisa estar aplicada em investimentos de alta liquidez e baixo risco. . Muitos consultores financeiros sugerem guardar 6 meses da renda, porém para quem está começando a guardar, isso pode parecer um objetivo muito distante e muitas vezes acaba resultando na desistência de muitas pessoas. Então, eu sugiro um plano em etapas:

1 - O primeiro objetivo deve ser alcançar inicialmente 6 meses dos gastos mais básicos, aqueles estritamente necessários para a sobrevivência (moradia, alimentação, contas de consumo e tudo aquilo que não dá para cortar de jeito nenhum), isso já torna o objetivo muito mais atingível. Além disso, não deixa de ser prático e coerente, visto que em um caso de demissão, por exemplo, todos os gastos supérfluos seriam cortados e a pessoa acabaria por passar os tempos difíceis gastando apenas o estritamente necessário, e com isso, teria 6 meses para se reestabelecer. 2- O segundo objetivo seria atingir 6 meses das despesas completas, somando também as despesas com estilo de vida, como por exemplo gastos com academia, restaurante e afins. Isso faria com que uma possível reestruturação possa ser superada com mais tranquilidade, sem ver o padrão de vida cair muito. 3- Por ultimo, um planejamento bem consistente, deveria alcançar uma reserva de emergência de 1 ano do padrão de vida em reserva de emergência, pois algumas profissões e cargos, nos tempos de crise que o país passa, podem necessitar de um período de muitos meses para uma boa recolocação no mercado. Esta reserva de emergência vai permitir que o investidor esteja sempre protegido de imprevistos e preparados para investir em oportunidades!

#financas #financaspessoais #planejamento #planejamentofinanceiro #rendafixa #rendavariavel #aposentadoria #investimentos #investimento #dinheiro #renda #rendapassiva #infografico #desenho #educacaofinanceira #meridainvestimentos






1 visualização

+55 (19) 994353559 / +55 (19) 98333-2688

©2020 por Merida Investimentos.