• Merida Investimentos

TAXA SELIC

Bom dia amigos investidores!!!! Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. É calculada por um sistema através das operações diárias que os bancos fazem junto ao banco central relacionadas a títulos do tesouro nacional e definida nas reuniões do Copom (Comitê de Politica Monetária) a cada 45 dias.

Se você não entendeu o parágrafo acima, fique tranquilo, pois não há necessidade de nos aprofundarmos muito em como ela é calculada, basta sabermos que ela influencia muito a nossa economia, servindo como base para os juros de todo o sistema bancário.

Ela é uma das principais ferramentas do governo para o controle da economia, pois quando a inflação aumenta muito, o governo, através do banco central, aumenta a taxa Selic para controla-la, fazendo com que os juros aumentem e os empréstimos e compras parceladas fiquem mais caros, desestimulando o consumo desenfreado.


Na situação contrária, quando precisam “aquecer” a economia, ele a diminui, pois com isso os empréstimos bancários e compras parceladas se tornam novamente acessíveis e o mercado volta a ficar movimentado. Ela serve como uma das principais referências dos investimentos de renda fixa (o tesouro Selic, por exemplo, como o próprio nome diz, entrega 100% da taxa Selic como rentabilidade). Outra grande referência de rentabilidade relacionada a renda fixa é o CDI, que será explicado no próximo post 👍🏻 #financas #financaspessoais #planejamento #planejamentofinanceiro #rendafixa #rendavariavel #aposentadoria #investimentos #investimento #dinheiro #renda #rendapassiva #educacaofinanceira #aprendizado #meridainvestimentos






+55 (19) 994353559 / +55 (19) 98333-2688

©2020 por Merida Investimentos.